Sobre seu Cachorrinho
VACINAS
As vacinas básicas que seu cão precisa tomar são as contra cinomose, hepatite infecciosa canina, leptospirose, parainfluenza canina, coronavirose e parvovirose.
A vacina anti rábica (contra raiva) é dada a partir dos quatro meses e deve ser repetida anualmente.
Evite que seu animal saia de casa ou tenha contato com animais estranhos antes de ter completado todo o esquema de vacinação. Ele só está completamente protegido após 15 dias da última dose.
CUIDADOS IMPORTANTES
Uma vez por semana, faça uma inspeção atenta aos olhos, ouvido, boca, patas e unhas do seu cachorro. Se notar qualquer coisa estranha, não hesite em contatar o seu veterinário.
Não deixe seu cão o dia inteiro dentro do mesmo espaço ou amarrado a uma corrente. Os animais, mais do que os seres humanos, sentem falta da liberdade e não compreendem por que estão presos.
Não deixe seu animal solto na rua, exposto ao trânsito, carrocinha e doenças. Lembre-se: o portão aberto é um dos maiores inimigos do seu cachorro.
ALIMENTAÇÃO
Cães de raças pequenas e médias devem receber pela manhã uma tigela com determinada quantidade de comida que deve ser deixada à disposição ao longo do dia para que ele se alimente conforme sua necessidade.
Já raças grandes e gigantes devem receber quantidades de comida controladas e em horas específicas ao longo do dia. Filhotes precisam preferencialmente receber comida 3 vezes ao dia, enquanto cães mais velhos podem ser alimentados apenas pela manhã e tarde Note, porém, que estas são apenas algumas orientações. A quantidade de comida que o seu cachorro precisa vai de acordo com sua raça, idade, temperamento e grau de atividade. Caso tenha dúvidas, consulte seu veterinário sobre um plano de dieta para o seu animal.
